quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cardápio de festa infantil - sugestões e quantidades

Brigadeiro, Beijinho, Coxinha, Kibinho... Que gostinho de festinha de criança.
Nas festas infantis que organizo, cada cardápio é pensado e montado de acordo com os desejos de cada cliente, mas não abro mão desse sabor tradicional no Buffet.
As principais dúvidas das mamães sobre esse tema são: Como montar o cardápio ideal? Como garantir a satisfação dos Convidados? Devo ser bebidas alcoólicas? E se faltar alguma coisa? 

Vamos falar, em  uma série de posts, sobre como elaborar o cardápio da festinha de seu filho.

Pra começar, de um modo bem geral -  prefiro contas bem específicas, levando em consideração os detalhes de cada evento, mas é só pra te nortear nas escolhas - podemos calcular as quantidades a serem servidas da seguinte forma:

SALGADOS: DE 12 A 15 UNIDADES POR CONVIDADO - se você for servir algo como crepes ou sanduíches, conte cada um como duas unidades (ou uma e meia, dependendo do tamanho) de um salgado normal



DOCES: DE 6 A 8 UNIDADES POR CONVIDADO - se tiver algum doce especial, como Cakepop, Cupcake, etc, peça em pequenas quantidades, com função principalmente decorativa.


BOLO: Em três anos de muitos eventos por aí, não vi nenhuma festa em que o bolo acabasse. Infelizmente, o bolo sempre sobra. Se você quiser um bolo temático de andares, coberto por pasta americana, opte por um bolo falso. Os bolos em pasta americana costumam não agradar a muitos convidados e tendem a sobrar bem mais. O bolo falso fica no centro da mesa principal, serve para decorar e tirar fotos lindas e você serve o Bolo de Copa (ou bolo de corte), que deve sair da cozinha já fatiado e nos pratos direto pra servir aos convidados. Não tenha medo, peça no MÁXIMO 70 g de bolo por convidado. Ainda assim há riscos de sobra, por mais lindo e delicioso que o bolo seja.


Bolo decorativo em pasta americana feito pela Cook & Designers


**A pasta americana é uma pasta feita de açúcar, utilizada para cobrir bolos e modelar enfeites comestíveis. Ela é bem doce e enjoativa, geralmente as pessoas tiram a pasta antes de comer o bolo

BEBIDAS: Calcule 500 ml de refrigerante  por convidado adulto e 300 ml por criança, 100 ml de refrigerante light e 150 ml de água por convidado. Servir sucos é sempre uma ótima opção, já que ser saudável sempre está em alta. Tenha 300 ml de suco por convidado, caso sirva um sabor só, ou 150 ml de cada sabor. Caso você queira servir águas saborizadas (como Aquarius Fresh e H2O), ou chá gelado, conte uma garrafa a cada 10 convidados. IMPORTANTE: servir refrigerante, refrigerante light e água já é suficiente em uma festa infantil. Se quiser ser gentil com aqueles que não são adeptos do refri, sirva UM sabor só de suco. O restante das bebidas é opcional e, bem no fundo, dispensáveis. Mas caso ainda assim queira servir, lembre de diminuir a quantidade de mls por convidado de todas as bebidas, levando em consideração a quantidade de tipos diferentes que serão servidos. 

BEBIDA ÁLCOÓLICA: Esse item sempre dá o que falar.Cada um tem sua opinião sobre o assunto. Eu, particularmente, sou  contra servir bebida alcóolica em festa infantil, porque a festa é para as crianças e elas não bebem. Acho que é, no mínimo, desperdício de dinheiro. Mas servir ou não  depende dos costumes de cada família - festas de um ano, principalmente, são mais voltadas para os adultos do que para os pequenos. Caso seja indispensável para você, calcule no máximo 3 latinhas de cerveja por convidado. E se não quiser servir, não se preocupe, você não estará cometendo nenhuma gafe. 

No próximos posts, vamos nos aprofundar mais no cardápio conforma a idade do aniversariante.
Não deixe de conferir.

Um beijo,
Fernanda


Nenhum comentário:

Postar um comentário